top of page
FORNO TÚNEL

 

Atendendo às necessidades do setor cerâmico, a Thermo Industrial projeta e constrói Fornos Túnel e secadores para os mais variados produtos cerâmicos, adequando os fabricantes de cerâmica vermelha as atuais exigências do mercado, tanto em termos de qualidade, produtividade, quanto a custos de produção. Oferecemos projetos especiais para cada cerâmica levando-se em consideração:

  • Área disponível;

  • Matéria prima utilizada;

  • Percentual de umidade na extrusão;

  • Maquinário disponível;

  • Geometria e dimensões do produto final, de acordo com as normas técnicas;

  • Combustíveis disponíveis;

  • Capacidade de investimento.

 

Resultado destes critérios somados a assistência permanente durante as obras e posta em marcha vamos ter as seguintes vantagens:

  • Baixo consumo específico devido ao dimensionamento de canais e eficiente isolação térmica;

  • Pode ser queimado com qualquer combustível disponível como, cavacos, serragem, lenha, óleo e gás sem qualquer modificação;

  • Câmara de pré aquecimento acoplada ao forno.

 

Procedimento este que além de elevar a temperatura do material a ser queimado propicia aumento da produção sem a indesejável incidência de trincas e fissuras. O controle de todos os processos são automáticos e controlados por CLP e sistema de supervisão remota, permitindo total monitoramento in loco e a distância.

Os fornos Túnel Thermo de maior dimensão são exclusivamente construídos com teto plano de blocos isolantes com material de qualidade superior a todos os demais existentes no mercado.

Devido ao alto poder de isolação térmica, permitem aceleração do ciclo de queima com redução do consumo de combustível e considerável aumento nos índices de produtividade.

FORNO MÓVEL

 

  • Equipamento metálico que se movimenta sobre trilhos de um crivo para outro revestido com manta de fibra cerâmica.

  • Possibilidade de medidas que se adaptam em qualquer espaço disponível, variando suas medidas de 3,40m, 5,40m, 7,40m, 9,40m de largura e 06m a 30m de comprimento.

  • Com capacidades de 300 a 4.000 toneladas/mês se adequando a necessidade de cada ceramista.

  • Ciclo de queima reduzido com baixo consumo de combustível, em torno de 30% em relação aos fornos convencionais.

  • Facilidade na carga e descarga dos materiais, caminhão e vagoneta do secador podem encostar paralelo ao forno.

  • Eliminação da insalubridade para enfornar e desenfornar.

  • Perdas mínimas no processo.

  • Baixa manutenção e consumo de energia elétrica.

  • Possibilidade de automatizar queima com cavacos/serragem.

  • Garantia de 3 ano para manta de revestimento interno

AUTOMATISMO

 

Automação para Secadores

Todos os nossos equipamentos são produzidos com materiais de altíssima qualidade, dos parafusos, até os componentes elétricos, toda nossa matéria prima é selecionada visando qualidade e durabilidade. O paiel elétrico possui CLP para realizar os comandos programados, IHM para ajustes operacionais, e inversores de frequência nos principais movimentos.

Todos os motorredutores são de SEW Eurodrive (referência internacional em acionamentos). Com acionamentos mecânicos em todos os seus movimentos, nossos equipamentos possibilitam melhor controle, mais velocidade e menos manutenção do que os que ainda possuem sistema hidráulico.

Projetamos todo o equipamento de acordo com as necessidades e peculiaridades da sua empresa, trabalhando com ética e responsabilidade para sempre oferecer a melhor solução possível. E oferecendo sem nenhum custo adicional garantia de fábrica de 6 (seis) meses para todo os nossos produtos.

 

Automatismo de Carga por Baixo - CB4

O Automatismo de Carga é responsável por colocar os tijolos nas prateleiras da vagoneta, pegando os tijolos enfileirados que vem do cortador, separando as fileiras, formando o pacote e colocando os tijolos em suas devidas prateleiras, eliminando trodo o trabalho braçal utilizado para este processo.

A Carga por Baixo acontece quando possuímos vagonetas de aço com bracketes. Bracketes são barras de perfil U nas quais os tijolos são apoiados. Quando se possui bracketes nas vagonetas o automatismo entra carregando por baixo da vagoneta, encaixa seus roletes nos vãos entre as bracketes e transfere os tijolos por meio da tração dos roletes, não havendo assim arraste do tijolo em etapa nenhuma do processo.

 

Automatismo de Carga por Cima - CC4

O Automatismo de Carga é responsável por colocar os tijolos nas prateleiras da vagoneta, pegando os tijolos enfileirados que vem do cortador, separando as fileiras, formando o pacote e colocando os tijolos em suas devidas prateleiras, eliminando trodo o trabalho braçal utilizado para este processo.

A Carga por Cima acontece quando possu[imos vagonetas de a;o com prateleiras de madeira. As prateleiras de madeira são mais baratas do que as de bracketes, porém possuem uma vida útil melhor, ocasionando a troca de madeira de tempos em tempos. Quando se possui prateleiras de madeira o atuomatismo entra carregando por cima da prateleira, entra na vagoneta, empurra os tijolos com uma pá e retorna a mesa, deixando os tijolos descerem na prateleira conforme a mesa vai retornando.

 

Automatismo de Descarga por Cima - DC4

O Automatismo de Descarga é o responsável por retirar os tijolos da vagoneta após o processo de secagem para que possam ir ao processo de queima. O automatismo pode ser construído com mesa de saída transversal, mesa de saída paralela ou com mesa para formação de pacote, a ultima opção possibilita a carga do vagão do forno por meio de uma pinça automatizada.

No Automatismo de Descarga por Cima a vagoneta é posicionada entre as 4 torres e uma pá empurra todo o pacote até uma segunda mesa que o transfere posteriormente, neste caso há o arraste do tijolo, porém o tijolo já se encontra seco, não oferecendo muitos danos ao mesmo. Há também o modelo de Descarga por Baixo, que é idêntico ao de Carga por Baixo, no qual a mesa entra por baixo da prateleira posicionando os roletes para realizar a descarga dos tijolos.

bottom of page